terça-feira, 6 de março de 2007

Monedita de la suerte


Será importante frisar antes de qualquer avanço na história que venho contar que cheguei a Valência e à respectiva casa onde habito só em fevereiro, sendo que as pessoas que vivem comigo já cá estavam desde setembro. Logo, toda a tristeza que era a casa antes da minha milagrosa chegada é-me completamente indiferente pois tinham hábitos estranhos de vida, vestiam-se mal e cheiravam mal inclusivé. Com a minha chegada algumas reformas foram implementadas por mim, tudo para melhor, tudo seguindo a orientação da organização e do bom funcionamento caseiro, tanto em convivência como em tarefas de higiene e arrumação.
Contudo, há um único hábito que permanece intocável desde o tempo sombrio, antecedente à minha chegada. Assusta-me e chega mesmo a arrepiar-me, tanto que me sinto um tanto desconfortável a falar sobre isto. É um hábito estranho que não sei como explicar, apenas não é comum. Fiquei a saber no outro dia que existe uma moeda da sorte na casa de banho. É mesmo estranho, não é? É assim, moedas da sorte é algo banal, compreendo que uma pessoa use sempre uma moeda de 1 cêntimo no porta moedas da carteira por exemplo, alegando ser uma superstição de que pequenas quantias chamam quantias maiores, ou para simplesmente sentir que se tem algo seguro e que tendo sempre algo seguro nunca se vai ficar sem nada. Sei lá. Em todo o lado, menos numa casa de banho.
No dia em que descobri esta estranha mania, estava sentado na sanita... pronto, sim estava... enfim, quando me virei para buscar o papel higiénico eis que dou de caras com uma moeda de 1 cêntimo, mesmo em cima do lavatório... ela olhava-me intensamente. Senti-me observado. Assustado, peguei nas calças, apertei o cinto e nem me lembro se cheguei mesmo a utilizar o papel higiéncio. Corri para a sala e perguntei o que estava a fazer uma moeda de 1 cêntimo na casa de banho, ao que me respondem com maior das naturalidades que se tratava de uma moeda da sorte... na casa de banho. Não consegui perceber... não consegui mesmo. Ainda não consigo. Surge-me um número infindável de perguntas na cabeça, para que género de sorte poderá aquela moeda funcionar ou surtir efeito numa divisão tão peculiar como uma casa de banho? Será para afastar as diarreias? Será para manter sempre o tampo da sanita livre e longe dos salpicos de mijo dos homens da casa? Será para cagar com estilo? Ou melhor, poderá ter alguma coisa a ver com dinheiro? É uma moeda da sorte para nos fazer cagar dinheiro, suponho eu. Mas se for mesmo isso também não é lá muito inteligente, pois cagar moedas de 1 cêntimo, para além de doloroso, só para comprar um pacote de leite é preciso cagar 75 moedas... creio que pelo menos arranha um bocadinho.
Ainda não me atrevi a mudar esta coisa da "Moeda da Sorte" (na casa de banho) porque tenho medo. Não gosto de brincar com as crenças das pessoas e esta crença é séria, aliás, seriamente intrigante. Para que não restem dúvidas sobre o que acabei de falar, ponho juntamente com este texto uma foto da moeda sinistra. Ora vejam bem, é ou não é arrepiante?

8 comentários:

Unknown disse...

Depois de ter terminado com o "Postaias da Novalis" para me dedicar mais à astrologia, tenho aproveitado este tempo para desenvolver mais os conceitos evolutivos dos signos do zodíaco, como base elementar desta nossa reencarnação.

Aqui fica o convite para conhecer melhor o signo onde está o seu sol de nascimento, assim como o dos seus familiares e amigos.

Copie-os para o word, para melhor poder reflectir sobre o signo mais importante do do seu zodíaco.

Agradeço comentários no sentido de melhorar os textos, aprofundando-os.

Um abraço,

António Rosa

Anónimo disse...

"cinistra" é com "s" ---->sinistra.

Lídia disse...

No mínimo assustador! ... Espero, porém, que estejas a aproveitar ao máximo a tua estadia em terras espanholas :)

Anónimo disse...

Saudade imensa...

Bjus,
Zuca

Rafeiro Perfumado disse...

Jove, há quanto tempo não te metia o cursor em cima! Espero que os nuestros hermanos te andem a tratar bem, e que a falta de tempo blogueira seja sinal de grandes projectos.

Grande abraço!

Irritadinha disse...

Arrepiante é um eufemismo supimpa... Aidna sim com sentido.

Sleeping Angel disse...

Cuadro de PAZ

Erase una vez un rey que ofreció un premio al artista que pintase el mejor cuadro que representase la PAZ.

Muchos artistas lo intentaron.

El rey miró todos los cuadros, pero solo le gustaron dos, y tuvo que escoger entre ambos.


Un Cuadro retrataba un lago tranquilo.

El lago era un espejo perfecto de las altas y pacíficas montañas que estaban atrás, encima un cielo azul con nubes blancas como algodón.

Todos los que vieron este cuadro encontraron que era un perfecto retrato de Paz.

El otro cuadro también tenía montañas. Eran escarpadas y blancas.

Encima había un cielo amenazador del cual caía lluvia, y saltaban relámpagos.

No parecía nada pacífica. Pero cuando el rey lo miró, vi a un lado un pequeño arbusto creciendo en un pedazo de roca.

En el arbusto una madre pájaro había hecho su nido. Ahí, en el medio de la turbulencia de agua feroz, se instaló la madre pájaro en su nido; en perfecta PAZ.

Que pintura tú crees que ganó el premio? El rey escogió la segunda.

Sabes por que ?

"Porque," explico el rey, "PAZ no significa estar en un lugar donde no hay ruido, problemas o trabajo duro.

Paz significa estar en el medio de eso y además estar calmo en tu corazón.

Este es el significado real de la PAZ !

Unknown disse...

mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha
mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha
mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha mancha